O novo Portal da Transparência e a Ouvidoria de Combate à Corrupção completaram um mês no dia 08 de janeiro de 2012. O balanço do primeiro mês é positivo. O Secretário-Adjunto, Dionísio Carvallhêdo Barbosa, concedeu entrevista ao Bom Dia DF, da Rede Globo, na manhã da terça-feira, dia 10, e destacou os bons números alcançados.
Na ocasião, Dionísio fez um balanço do primeiro mês de funcionamento do Novo Portal e do 0800. Os acessos ao Portal da Transparência aumentaram quase 4.000% ao mês. O antigo portal recebia cerca de 2.000 acessos/mês, esse número subiu para 79.000 no primeiro mês de existência. “Isso demonstra o interesse da população em participar do que é feito com o dinheiro público”.
O Secretário-Adjunto destacou que a funcionalidade mais acessada é aquela relativa aos servidores, que permite aos cidadãos saber o nome dos servidores, seu Órgão de lotação e a que carreira pertence. É possível ainda verificar os servidores comissionados em cada Órgão do GDF. Além das novas funcionalidades, o novo Portal também permite aos usuários baixar relatórios com diversas informações, como as relativas a pessoal, patrimônio e contratos do governo.
A Ouvidoria de Combate à Corrupção também apresentou bons resultados em seu primeiro mês de funcionamento. Do total de ligações recebidas pelo telefone 0800-644-9060, apenas 10% configuraram denúncias de fato. A maioria das ligações recebidas tinham como finalidade entender como funciona o serviço e saber que tipo de denúncias podem ser feitas através desse canal. Carvallhêdo esclareceu que o telefone destina-se a denúncias de corrupção, específicas em licitações e contratos do GDF. “As outras denúncias continuam sendo feitas pelo 156”, ressaltou.
“O primeiro passo ao se receber uma denúncia, por meio da Ouvidoria de Combate à Corrupção, é analisar se apresenta indícios mínimos de veracidade e materialidade. Em caso afirmativo, uma inspeção e/ou uma auditoria especial terão início”, explica Dionísio.
O Secretário-Adjunto afirmou que é possível fazer denúncia anônima. Ele destaca que o anonimato será preservado, mas, ainda assim, a denúncia será investigada.
Vale lembrar que as denúncias também podem ser feitas presencialmente na Ouvidoria Geral, que funciona na Secretaria de Transparência e Controle do DF, localizada no Anexo do Palácio do Buriti, 14º andar, sala 1.404, das 09h às 12h e das 14h às 18h, em dias úteis.
Além do Bom Dia DF, outros veículos de comunicação, como o Jornal de Brasília, a Agência Brasília e o Portal G1, destacaram o trabalho da Secretaria de Transparência e Controle e fizeram uma avaliação positiva do primeiro mês de funcionamento do Novo Portal e da Ouvidoria de Combate à Corrupção.
Confira abaixo as matérias na íntegra:
12/01/2012 – Jornal de Brasília http://www.clicabrasilia.com.br/edicaodigital/pages/20120112-jornal/pdf/06.pdf
11/01/2012 – link da Agência Brasília http://www.agenciabrasilia.df.gov.br/042/04299003.asp?ttCD_CHAVE=162903
11/01/2012 – link do portal G1: http://g1.globo.com/distrito-federal/noticia/2012/01/novo-portal-da-transparencia-tem-4000-mais-acessos-diz-gdf.html