Governo do Distrito Federal
Maria da Penha ONLINE Governo do Distrito Federal
22/05/25 às 15h20 - Atualizado em 23/05/25 às 7h33

Abertas inscrições para trilha de aprendizagem inédita sobre integridade privada

 

 

Voltados a servidores, os cursos vão abordar a lei nº 14.133/21 sob a ótica de governança e ética

 

A Controladoria-Geral do Distrito Federal (CGDF), em parceria com a Escola de Governo do DF (Egov), lança uma trilha formativa inédita e especializada voltada especialmente para os servidores públicos que atuam na promoção da integridade privada, governança e compliance no setor público e na interação com o setor privado, em qualquer órgão ou entidade distrital.

 

A capacitação foi proposta considerando que a CGDF tem entre suas competências a promoção da governança pública, compliance e a integridade nos órgãos. O objetivo é capacitar os profissionais do GDF para compreender, na prática, os desafios e as responsabilidades da integridade nas contratações públicas e nas relações entre governo e empresas.

 

A trilha é composta por três módulos independentes, cada um com 20 horas de duração e certificação própria. Ao concluir esses módulos, o aluno recebe uma certificação completa da trilha de integridade privada. As inscrições para o primeiro módulo estão abertas e têm vagas limitadas. Podem ser feitas pelo site da Egov até 3 de junho ou até que todas as vagas sejam preenchidas.

 

Módulos

Os primeiros dois módulos serão ministrados pelo professor Paulo Alexandre, analista de políticas públicas e gestão educacional. Ele já vem de uma longa experiência em instruir nas disciplinas de Ética e Integridade e Licitações e Contratos. Atualmente, exerce o cargo de diretor na Subsecretaria de Administração Geral da Secretaria de Educação (SEEDF).

 

Já o último módulo, que trata dos programas de integridade, será conduzido pela subcontroladora de Governança e Compliance da CGDF, Cecília Fonseca, e pelo coordenador de Compliance da CGDF, Raphael Cunha. “Nós elaboramos um módulo gamificado, o que simplifica o aprendizado por meio de um jogo lúdico que propicia vivências práticas e debates”, adianta Cecília.

 

“O curso foi pensado em um formato de ajudar os órgãos a compreenderem a importância de contratar com empresas íntegras e como encaminhar os documentos sobre os programas de integridade das empresas contratadas”, reforça Raphael Cunha. Essa será uma oportunidade, avalia, para sanar quaisquer dúvidas.

 

Veja abaixo os módulos:

 

Módulo 1 – Lei de Licitações e Contratos (14.133/2021) aplicada à governança pública – Clique aqui para se inscrever

De 9 a 13 de junho, com o professor Paulo Alexandre
O primeiro módulo vai focar os principais aspectos da lei nº 14.133/2021 que abordam governança e integridade, alinhado com a Política de Governança Pública do DF (decreto nº 39.736) e com o Modelo de Governança Pública (Resolução CGOV 4/2024). O objetivo nesse primeiro momento é compreender o marco legal da licitação e sua interface com a governança, promover a ética e a integridade nos processos licitatórios, elaborar planos de ação para fortalecer a governança em licitações e incentivar a conduta ética e a integridade nas contratações públicas, ressaltando o papel de cada parte envolvida.

Inscrições: até 3 de junho ou até terminarem as vagas.

 

Módulo 2 – Ética e integridade com foco na relação
De 18 a 22 de agosto
Este módulo aborda aspectos éticos e de integridade na relação entre o setor público e o setor privado, com reflexões práticas e discussões sobre dilemas éticos do dia a dia na administração pública.

 

Módulo 3 – Programa de Integridade Privada
De 10 a 14 de novembro
Encerrando a trilha, o módulo terá uma metodologia inovadora e gamificada, levando os participantes a vivenciarem, de forma prática, o encaminhamento da documentação relacionada aos programas de integridade das contratadas e entender como são analisados e pontuados.

 

Para os módulos 2 e 3, as inscrições serão abertas posteriormente. As inscrições devem ser feitas na plataforma da Escola de Governo do DF (Egov), onde serão ministrados os cursos. Cada módulo terá 20 horas de atividades.

Governo do Distrito Federal