O controlador-geral, Daniel Lima, destacou que o controle interno pode ser uma bússola e aliado dos gestores
O controlador-geral do Distrito Federal, Daniel Lima, representou a Controladoria-Geral do DF no seminário promovido pelo Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do Distrito Federal (IgesDF) sobre ética e a promoção da cultura de integridade no órgão. O evento ocorreu no auditório do Edifício PO700, em Brasília, no dia 13 de dezembro, reunindo cerca de 90 participantes, entre membros do IgesDF e outras entidades de saúde do Governo do Distrito Federal.
A mesa de abertura contou com a presença do Dr. Juracy Cavalcanti, presidente do IgesDF; do Dr. Cleber Monteiro, vice-presidente do IgesDF; e do Dr. Eduardo Corrêa, coordenador de Compliance e Governança do IgesDF. Daniel Lima falou sobre “Ações de Controle no Combate à Corrupção”, enfatizando que o controle é uma responsabilidade compartilhada entre servidores públicos e sociedade. “A Controladoria não é inimiga, mas parceira dos órgãos, colaborando para o combate à corrupção. É necessário mudar a cultura, investir em ferramentas e processos, e ser transparente. Isso aumenta a segurança, melhora a percepção de eficiência e gera benefícios diretos para a população”, afirmou.
Juracy Cavalcanti destacou a importância da inovação na gestão pública e da adoção da governança colaborativa: “Todos nós precisamos estar atentos e criar um alerta contra a corrupção” ressaltou.
Eduardo Corrêa, por sua vez, frisou que o combate à corrupção exige o comprometimento coletivo. “A corrupção traz resultados negativos para todos nós. O impacto enfraquece as instituições e amplia a desigualdade”, concluiu.