Parque Ecológico da região recebeu 2 mil mudas de diversas espécies nesta quarta-feira (21)
DÁVINI RIBEIRO, DA AGÊNCIA BRASÍLIA
Alunos do Centro Educacional 310 de Santa Maria fizeram, nesta quarta-feira (21), o plantio de 2 mil mudas de árvores no Parque Ecológico da cidade. Entre as espécies estão angico, ipê, barriguda e capitão-do-mato.
A iniciativa é fruto da participação do centro no projeto Controladoria na Escola, da Controladoria-Geral do Distrito Federal. A edição do certame já terminou, mas a unidade mantém a prática de cidadania e sustentabilidade.
“Hoje, estamos cuidando de um espaço que vai servir para toda a nossa comunidade”Margareth de Brito Alves, professora de português e organizadora do plantio.
Por meio do projeto, foi instituído o prêmio Escola de Atitude, que distribuiu R$ 140 mil para dez unidades que se destacaram na solução de problemas. A de Santa Maria ficou em segundo lugar e recebeu R$ 30 mil, em dezembro do ano passado.
“Foi maravilhoso participar do projeto. A gente começou com o lema Eu amo o CED 310. Quem ama cuida e, hoje, cuidamos de um espaço que vai servir para toda a nossa comunidade, não só ao ambiente escolar”, explica a professora e organizadora do plantio, Margareth de Brito Alves.
Na caminhada até o parque e no plantio, os alunos puderam ver árvores já crescidas das mesmas espécies que plantaram, observar a nascente de um rio e ter contato com a natureza.
Para Tauane Pereira, de 16 anos, aluna do 2º ano, a experiência foi nova e motivadora. “Eu nunca tinha plantado uma árvore. É legal saber que tem algo que nós fizemos enquanto estamos jovens e que, quando mais velhos, vamos mostrar aos nossos filhos”, diz.
A partir desse movimento transformador, muito foi feito na escola e os trabalhos não param. De acordo com a professora Margareth, os alunos pintaram portas e estruturas, fizeram lixeiras ecológicas com tambor de máquina de lavar e um jardim dentro da unidade.
Ana Lídia, estudante do 2º ano, esteve presente nas ações que premiaram o CED 310. “É bom saber que a escola ganhou algo por meio de nós. Dá orgulho”, conta.
O controlador-geral do DF, Henrique Ziller, participou do plantio e afirmou que a ação de preservação ambiental e de proteção da nascente é muito simbólica, especialmente porque acontece durante a realização do oitavo fórum mundial da água. “O CED 310 está fazendo um trabalho maravilhoso. É um privilégio ter sido convidado para participar desse projeto”, disse Ziller.
DÁVINI RIBEIRO, DA AGÊNCIA BRASÍLIA