Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
24/09/12 às 3h00 - Atualizado em 29/10/18 às 15h41

Cadastro de demitidos no Portal da Transparência

Na quinta-feira, dia 20 de setembro, o Governo do Distrito Federal passou a divulgar em seu Portal da Transparência a lista de servidores públicos demitidos nos últimos oito anos, no período de 2005 a 2012. Além do nome, o CEAD – Cadastro de Expulsões da Administração Distrital permite aos usuários acessar outras informações, tais como: o órgão de lotação do servidor, a matrícula, o cargo, a punição e, ainda, o motivo que justificou tal demissão. Até o momento, foram 206 demitidos. Só no ano de 2012, 36 servidores foram expulsos da Administração Pública do DF. Entre os motivos mais frequentes estão: abandono de cargo – num total de 104 – e improbidade administrativa – 36. Saiba mais.  

Em entrevista ao Correio Braziliense, o Secretário de Transparência e Controle do DF – Carlos Higino Ribeiro de Alencar – defende que a divulgação do cadastro aumenta a transparência do governo, fortalece o controle social e está em sintonia com a Lei de Acesso à Informação. Higino acredita que a medida servirá para impedir que o servidor demitido de um determinado Órgão seja contratado para ocupar um cargo em comissão em outro, como ocorreu em gestões passadas. “Vale salientar que a demissão no serviço público tem caráter punitivo e só ocorre quando falhas graves de conduta ficam comprovadas”, esclarece.

Acompanhe a repercussão do assunto na mídia:

 Correio Braziliense: http://www2.correioweb.com.br/assinaturas/flip/flip.php (Veja a edição do dia 20/09, à página 27)

 DFTV 1ª edição: http://g1.globo.com/videos/distrito-federal/dftv-1edicao/t/edicoes/v/gdf-divulga-nomes-de-servidores-expulsos-do-servico-publico/2148779/