29/12/09 às 3h00 - Atualizado em 29/10/18 às 15h44

Ceilândia, uma cidade em constante transformação

Cidade mais populosa do DF ganha quatro estações do metrô e está prestes a inaugurar vilas olímpicas e campus da UnB. Mais de 160 obras foram executadas ou estão em andamento desde 2007, em Ceilândia.

A começar pelo novo aspecto da área central, Ceilândia foi palco de grandes mudanças nos últimos três anos. Além de ser inteiramente atendida pelo metrô, que ganhou, em abril de 2008, quatro estações e mais cinco quilômetros de linha, a maior cidade do Distrito Federal recebeu investimentos em praticamente todos os setores.

Duas vilas olímpicas estão em construção e devem ser entregues à população no primeiro semestre do ano que vem. Também está sendo erguido o prédio que abrigará mais um campus da Universidade de Brasília, implantando definitivamente o ensino superior na região administrativa.

As ações do governo são observadas, ainda, na regularização fundiária, com a legalização dos condomínios Pôr do Sol e Sol Nascente, que, depois de anos de indiferença, passaram a contar com infraestrutura e receberam iluminação pública, escolas e postos policiais. Moradores de outros setores, como a Expansão do setor O, receberam as escrituras definitivas de seus imóveis.

Área prioritária para o governo, a educação em Ceilândia também recebeu investimentos. Cinco escolas foram construídas na cidade e 86 reformadas e ampliadas, inclusive com a construção de quadras de esporte em pelo menos 10 unidades da rede pública de ensino. Outra escola está em construção no condomínio Privê, em substituição à velha instalação de madeirite, e deve ser inaugurada no segundo semestre do ano que vem.

Entre as 162 obras executadas e em andamento desde 2007, algumas merecem ser destacadas. É o caso da abertura e pavimentação da estrada que liga o setor P Sul a Samambaia, obra que atenderá toda a cidade, a pavimentação e urbanização das Áreas de Desenvolvimento Econômico do P Sul e do setor de Materiais de Construção, na Ceilândia Norte. Na Expansão do setor O foi concluída a duplicação da via O 5, interligando a região à BR 070. Outra obra importante, a duplicação da via M 3 (pista do hospital), foi concluída depois de ficar abandonada por muitos anos.

A construção do Shopping Popular, em agosto de 2007, para abrigar os camelôs retirados do centro, é outra obra de relevância para a cidade. Além de instalar os pequenos comerciantes em um local digno, seguro e confortável, o centro comercial ofereceu comodidade aos consumidores, que antes se espremiam entre as bancas e não dispunham, por exemplo, de banheiros.

Mais esporte, lazer e segurança

A pavimentação nos setores P Norte, quadras de 21 a 27, QNQ e QNR, que também receberam sistema de águas pluviais e meios-fios, mudou a vida de milhares de pessoas.

Na área de esporte e lazer, o destaque fica por conta das vilas olímpicas do setor O e do Parque da Vaquejada. Os dois complexos esportivos com piscinas, quadras de esporte, ginásio, campos de futebol e pista de atletismo, entre outras instalações, serão utilizados por alunos da rede pública de ensino. Nos finais de semana, a entrada será liberada à comunidade. A cidade assistiu, também, à reforma e construção de quadras poliesportivas, praças, parques infantis, pistas de skate e iluminação de campos de futebol, beneficiando vários setores.

Nos últimos três anos, a segurança da cidade ganhou o reforço de oito postos policiais comunitários, instalados em pontos estratégicos. Ceilândia também contará com mais um quartel da Polícia Militar, obra anunciada durante a inauguração da reforma e ampliação da 15ª DP (Ceilândia Centro), em outubro deste ano. A 19ª DP (P Norte) também foi reformada.