A Secretaria de Controle e Transparência do município conheceu o sistema que tem facilitado a participação do cidadão e trazido benefícios à população
Nessa quinta-feira (18/5), a Controladoria-Geral do Distrito Federal (CGDF) se reuniu virtualmente com servidores da Secretaria de Controle e Transparência do município de Vila Velha (ES) para apresentar o Participa DF – participa.df.gov.br, plataforma desenvolvida para facilitar e incentivar a participação da população.
A Secretaria de Controle e Transparência do município de Vila Velha/ES foi representada por Abel Neto, subsecretário de Desenvolvimento de Sistemas; Fábio Medeiros, gerente de Desenvolvimento de Sistemas; Lucas Dantas, desenvolvedor de Sistemas; Danilo Juffo, ouvidor-geral; Susane Padilha, auditora da Secretaria de Controladoria; e Verediano dos Santos, gerente de Atendimento da Ouvidoria.
Na apresentação, os servidores da CGDF mostraram como a Inteligência Artificial Iza tem ajudado a diminuir o tempo de atendimento e cadastro do cidadão e facilitado sua participação. Foram feitas simulações passo a passo, desde o início do registro de ouvidoria até a resposta para o cidadão, para que a Secretaria de Vila Velha pudesse verificar como é o funcionamento no Distrito Federal. Houve também o detalhamento do andamento da ouvidoria dentro do sistema e do encaminhamento ao órgão demandado. Todos os dados dos registros da ouvidoria do GDF estão disponibilizados em tempo real no Painel de Ouvidoria do DF – http://www.painel.ouv.df.gov.br/.
A subcontroladora de Transparência de Controle Social da CGDF (SUBTC), Rejane Vaz, apresentou todo o trâmite para pedidos de acesso à informação e respondeu às dúvidas dos servidores da Secretaria de Controle e Transparência do município de Vila Velha/ES. Ela destacou que a Controladoria-Geral do DF é a última instância recursal para pedidos de acesso à informação. O subcontrolador de Tecnologia da Informação e Comunicação da CGDF (SUBTI), Guilherme Mello, apresentou a robô Iza, que auxilia o cidadão na hora de fazer o registro de ouvidoria, destacando o uso da tecnologia em benefício do cidadão.
O coordenador de Gestão do Atendimento ao Cidadão da Ouvidoria-Geral do DF, unidade da CGDF, Cleiton Oki, apresentou o Participa DF, ressaltando que a ideia de unificar dois sistemas da Controladoria, o Ouv-DF, para registros de ouvidoria, e o e-Sic, de pedidos de acesso à informação, almejava facilitar a participação da população e melhorar a qualidade da resposta ao cidadão do Distrito Federal.