Governo do Distrito Federal
Maria da Penha ONLINE Governo do Distrito Federal
26/11/24 às 11h10 - Atualizado em 27/11/24 às 7h58

CGDF apresenta Sistema Eletrônico de Gestão de Riscos para a Sefaz-RJ

 

 

Tecnologia desenvolvida pela CGDF impressiona representantes da Secretaria de Fazenda do Rio de Janeiro e pode ser replicada em outros estados

 

A Controladoria-Geral do Distrito Federal (CGDF) recebeu, dia 22, representantes da Secretaria de Fazenda do Rio de Janeiro (Sefaz-RJ) para apresentar o Sistema Eletrônico de Gerenciamento de Riscos (SaeWeb) desenvolvido para otimizar, monitorar e organizar processos e documentos em órgãos públicos. A tecnologia busca substituir a tramitação de papel por uma gestão totalmente informatizada, promovendo eficiência, transparência e segurança.

 

O encontro contou com a presença do controlador-geral substituto da CGDF, Breno Albuquerque, da subcontroladora de Controle Interno, Graziella Brunale, do coordenador de Auditoria de Riscos e Integridade, Robson Lopes, do coordenador de Unidades de Controle Interno, Hamilton Ruggieri, e da assessora da SUBCI, Liane Angoti. Representando a Sefaz-RJ, participaram o subsecretário de Controle Interno, Francisco Iglesias, o subsecretário-geral, Gustavo Tillmann, a auditora interna, Inah Paraiso, e a assessora especial de Controle Interno, Gabriela Ross.

 

Durante a apresentação, Graziella Brunale destacou o papel do SaeWeb na modernização do setor público: “É com grande satisfação que recebemos hoje mais um órgão público estadual – desta vez, a Secretaria de Fazenda do Estado do Rio de Janeiro – para compartilharmos experiências e boas práticas oriundas do trabalho realizado com competência e dedicação pela Coordenação de Auditoria de Riscos e Integridade (Coris). Enxergamos nesta oportunidade a possibilidade de estabelecer uma parceria que certamente promoverá o aprimoramento da gestão pública nacional e fortalecerá nossas instituições”, esclareceu Brunale.

 

O módulo de gestão de riscos do sistema SaeWeb tem se destacado como uma ferramenta de extrema relevância para os órgãos públicos, facilitando a identificação, a análise e o tratamento de riscos e contribuindo para promoção da governança pública.

 

Impressionado com a tecnologia, Francisco Iglesias, da Sefaz-RJ, avaliou positivamente a iniciativa: “Ficamos encantados com a funcionalidade do sistema. Ele realmente facilita os processos. Atualmente, nossos sistemas não são tão intuitivos, e acreditamos que a implantação do SaeWeb poderia trazer grandes melhorias para a Sefaz.”

 

Robson Lopes detalhou o funcionamento do sistema e compartilhou exemplos práticos de como o SaeWeb tem ajudado na identificação e mitigação de riscos: “Atuamos em 110 órgãos do Distrito Federal. Realizamos cursos de capacitação, identificamos os riscos e acompanhamos todas as etapas após a implementação. O SaeWeb é uma solução completa que auxilia na prevenção de problemas”.

 

O encontro reforçou a possibilidade de replicar a tecnologia em outras administrações públicas, promovendo uma gestão mais eficiente e integrada em nível nacional.

 

CGDF recebe outros órgãos de controle e firmam parcerias ao longo de 2024

Ao longo de 2024, a Controladoria-Geral do Distrito Federal (CGDF) recebeu representantes de diversos órgãos de estados de todas as regiões do Brasil. No total, foram nove órgãos, marcados por trocas de experiências, apresentação do SaeWeb  e fortalecimento de parcerias institucionais.

 

Dentre os destaques, a CGDF firmou um acordo de cooperação técnica com a Controladoria-Geral do Estado de São Paulo (CGESP), enquanto uma parceria com a Secretaria de Fazenda de Sergipe (SEFSE) segue em andamento.

 

Os encontros também possibilitaram que diversas instituições conhecessem o SaeWeb, ferramenta utilizada pela CGDF. Participaram as seguintes organizações: Controladoria-Geral do Estado de Goiás (CGEGO), Controladoria-Geral do Estado do Piauí (CGEPI), Secretaria de Saúde do Mato Grosso (SESMT) Tribunal de Justiça do Estado do Amazonas (TJAM), Tribunal de Contas da União (TCU), Controladoria-Geral do Estado do Ceará (CGECE)  e Secretaria da Fazenda de Sergipe (SEFSE).

 

A iniciativa reforça o papel da CGDF como referência nacional em controle interno e gestão pública, promovendo integração entre estados e compartilhamento de boas práticas no setor público.

Governo do Distrito Federal