Governo do Distrito Federal
20/10/21 às 18h57 - Atualizado em 3/11/21 às 18h53

CGDF dá início ao III Encontro de Corregedorias do DF

Serão dois dias de evento com transmissão pela TV Controladoria DF

 

 

A Controladoria-Geral do DF (CGDF) realizou hoje (20) o primeiro dia do III Encontro de Corregedorias do Distrito Federal, de forma online com transmissão ao vivo pela TV Controladoria DF, no You Tube.

 

Com o objetivo de reunir servidores públicos que atuam ou têm interesse em atividades correcionais, para conhecerem melhores práticas relacionadas ao desempenho da atividade disciplinar, o encontro trouxe para as discussões “A responsabilidade da Corregedoria na preservação de faltas funcionais” e a “A aplicabilidade do princípio da insignificância no Processo Disciplinar”.

 

A abertura do evento contou com a presença do controlador-geral do DF, Paulo Martins, e do ministro da Controladoria-Geral da União (CGU), Wagner Rosário, recebidos pela anfitriã, Ismara Roza, subcontroladora de Correição da CGDF.

 

Paulo Martins explicou que o objetivo do encontro é “disseminar as boas práticas correcionais para atuação preventiva às faltas funcionais, fomentar o pensamento crítico das corregedorias sobre temas atuais e controversos que envolvem o Processo Administrativo Disciplinar, além de fornecer instrumentos aos servidores públicos para atuarem no combate à corrupção”.

 

O ministro da CGU parabenizou a iniciativa do encontro e a assertividade na escolha dos temas. “É de extrema importância trazer à discussão os temas escolhidos e ter na roda de conversa agentes envolvidos nos processos, enriquecendo assim o resultado final”.

 

Ismara Roza destacou que o Encontro terá como foco o Combate à corrupção e convidou o corregedor-geral da União, Gilberto Waller, para a discussão sobre a responsabilidade da corregedoria na preservação de faltas funcionais. “A corregedoria, apesar de ter uma origem repressiva, ela é fundamental para a mudança comportamental da sociedade”, ressaltou o corregedor.

 

O segundo bloco, moderado pela subcontroladora, foi destinado para um bate-papo sob o tema “A aplicabilidade do princípio da insignificância no Processo Disciplinar” com a colaboração dos policiais rodoviários federais Fabiano Cani (PRF-ES), Cesar Schmitt (PRF-TO) e do corregedor substituto (PRF-MS), Fábio Sussuarana.

 

A subcontroladora de Correição Administrativa da CGDF encerrou o evento agradecendo a contribuição dos participantes e convidando para o segundo dia do encontro que será amanhã, a partir das 14h30 na TV Controladoria DF, no YouTube.

 

Clique aqui e assista a íntegra do primeiro dia do III Encontro de Corregedorias do DF.

Governo do Distrito Federal