Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
14/04/16 às 18h19 - Atualizado em 29/10/18 às 15h44

CGDF e CAESB assinam acordo de cooperação

COMPARTILHAR

Iniciativa visa compartilhamento de dados para serem utilizados nas ações de controle e transparência e gestão em saneamento

Na segunda-feira (11), o Controlador-Geral do DF, Henrique Ziller, e o Subcontrolador de Tecnologia e Informações Estratégicas da Controladoria-Geral do DF, Duque Dantas, foram recebidos pelo presidente da Caesb, Mauricio Leite Luduvice, e membros da diretoria da empresa, para oficializarem assinatura de acordo de cooperação. O objeto do compromisso assumido pela CGDF e a empresa é o compartilhamento de processos, softwares, dados e recursos humanos para serem utilizados nas ações de controle e transparência pública e na gestão de saneamento ambiental.

 

A iniciativa visa um intercâmbio de informações que vão permitir maior eficiência, eficácia e efetividade na atuação da CGDF e da Caesb. Na visita, Ziller afirmou que a falta de interação entre os órgãos e entidades do serviço público é uma realidade triste e constante, mas a orientação na Controladoria-Geral é promover aproximação com os diversos entes públicos por meio de duas abordagens. Primeiro, trabalha para desmistificar o tipo de atuação que a CGDF tem, pois os órgãos de controle são historicamente conhecidos no país como aqueles que perseguem os gestores com a finalidade de punição e multa. No entanto, conforme Ziller pontuou, no âmbito do controle interno não é esta a função da CGDF. “Nosso trabalho primordial hoje no GDF é fazer as fiscalizações de maneira prévia e ao mesmo tempo, naquilo que for possível, orientar os gestores”, disse.

 

Em segundo, o controlador-geral afirmou que a aproximação está sendo promovida por meio do projeto de gestão de risco, no qual são feitos termos de cooperação técnica com os órgãos, implementando atividades conjuntas. “Para que possamos fazer um trabalho cooperativo é de fundamental importância a troca de informações e o compartilhamento de dados”, disse Ziller.

 

Ao final de sua fala, o Controlador-Geral se prontificou a conhecer mais o funcionamento da Caesb. Ele esclareceu que os órgãos de controle são muito distantes dos órgãos e hoje a CGDF está se aproximando da realidade cotidiana de cada ente para fazer a auditoria de boas práticas.

 

Luduvice reforçou que o ambiente de parceria e de interesse comum é que ajudará a levar o Governo do Distrito Federal para um patamar melhor. “A possibilidade de atualizar o cadastro é fundamental. Nós temos que mudar nossas práticas e evoluir para atender as demandas que a sociedade pede”, afirmou. O presidente da Caesb convidou a CGDF para visitar as unidades de tratamento operacionais de água e de tratamento de esgoto e aprofundar o conhecimento quanto ao funcionamento e às atividades da empresa.

 

Duque Dantas concluiu o encontro afirmando que a Caesb é um parceiro estratégico e que o acordo de cooperação foi pensado de forma global com o intuito de atender necessidades diversas, como a capacitação em conjunto.