Governo do Distrito Federal
10/02/22 às 10h57 - Atualizado em 9/03/22 às 8h49

CGDF e CGE do Tocantins trocam experiências sobre governança e programas de integridade

 

 

No encontro também foi abordada a Gestão de Riscos de Integridade aplicada pela Controladoria do DF em prol da temática no DF

 

A Controladoria-Geral do DF (CGDF) e a Controladoria-Geral de Tocantins (CGE-TO) estiveram reunidas para troca de experiências sobre governança e programas de integridade. A subcontroladora de Governança e Compliance interina, Grice Araújo, representou a CGDF e Simone Brito, corregedora-geral do Estado e coordenadora do Comitê de Governança, Integridade e Risco, anfitriã do encontro, conduziu a reunião em nome da CGE-TO. O encontro 100% virtual, ocorreu dia 7/2, às 15h, com a participação de servidores de ambas as controladorias.

 

Em busca de boas práticas de governança a corregedora-geral de Tocantins convidou a CGDF para essa troca de experiências, anunciando que o Comitê, criado recentemente, está em fase de estruturação e busca inspiração nas boas práticas da CGDF para a construção de medidas adequadas de governança, integridade, gestão de riscos e controle. A CGE-TO manifestou também interesse em celebrar termo de cooperação técnica, para a colaboração da CGDF nos processos de implementação dos programas de integridade e de gestão de risco da Controladoria do Estado.

 

Grice Araújo informou que a CGDF, por meio da Subcontroladoria de Governança e Compliace da CGDF, atua junto aos órgãos da Administração Distrital no fomento da governança e ajudando na implementação dos Comitês Internos e nas pautas relacionadas à governança.

 

A subcontroladora discorreu sobre a experiência da CGDF quanto a implementação do Programa de Integridade, descrevendo a metodologia de ação e dos desafios para se manter e dar continuidade às ações que visam a integridade. “Mesmo com todo o esforço dos servidores é imprescindível o apoio da alta administração para o sucesso do Programa. Ações estabelecidas dentro do órgão devem ser abraçadas por todos”, finalizou Grice Araújo.

 

O coordenador de Auditoria de Riscos e Integridade da CGDF, Robson Lopes, apresentou um breve histórico de como a gestão de riscos surgiu, como se deu a estruturação da área técnica dentro da CGDF e abordou pontos sobre o trabalho consultivo e de fiscalização exercido pela CGDF nos programas junto aos órgãos do Distrito Federal.

Governo do Distrito Federal