Controladoria do DF trabalha desde 2016 na implementação na gestão de riscos nos órgãos do GDF
Representantes da Controladoria-Geral do Distrito Federal (CGDF) estiveram reunidos com a equipe da Secretaria da Controladoria-Geral de Pernambuco (SCGE) para trocar experiências exitosas na área de gestão de riscos. A CGDF vem trabalhando, desde 2016, na implantação e consolidação de um programa de gestão de riscos dentro de sua própria estrutura e em outras unidades da esfera estadual.
O encontro foi realizado de forma virtual e contou com a participação do controlador-geral adjunto da CGDF, Breno Albuquerque; do subcontrolador de Controle Interno da CGDF, Gustavo Lírio; do secretário-executivo da SCGE, Filipe Castro; da diretora da DMAC, Cristiana Borges. Estiveram presentes também na reunião todos os servidores da Coordenadoria de Avaliação e Promoção da Qualidade dos Gastos (CQG/DMAC), que irão atuar internamente com o tema gestão de riscos; e a assessora especial de Controle Interno, Daniela Gonzaga, que também preside o Comitê de Gestão de Riscos (CGR/SCGE).
O coordenador de Auditoria de Integridade e Riscos, Robson Lopes da Gama Júnior, apresentou o modelo da CGDF na área de gestão de riscos. Em sua explanação, ele traçou toda a trajetória da Controladoria para colocar em prática as medidas de implantação e manutenção da gestão de riscos, passando pela estrutura organizacional. Algumas das etapas desse processo tiveram como base o ISO 31.000/2018, da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), que traz diretrizes específicas de gestão de riscos.
A política neste setor, que vem sendo consolidada pela CGDF desde 2016, já foi implementada com sucesso em 28 instituições do Poder Executivo do Distrito Federal. A CGDF realiza um trabalho de consultoria, repassando os conhecimentos na área, como forma de disseminar e massificar a técnica. De acordo com o coordenador, a melhoria contínua do modelo requer avaliações externas dos gestores dos órgãos de governo.
*Com informações e foto da SCGE