Publicações contam como a Controladoria incentiva a participação social de estudantes
A Controladoria-Geral do Distrito Federal (CGDF) teve dois artigos escritos por servidores da Subcontroladoria de Transparência e Controle Social (SUBTC) da CGDF publicados. O artigo “Controladoria na Escola (2016-2018); De Olho na Educação (2019-2020); Educação Fiscal EnCena (2021)”, entrou como o Caso 3 do livro Transparência, Responsabilidade e Participação Democrática, publicado em agosto deste ano pela Fundação Konrad Adenauer Stiftung.
Já o artigo “Auditoria Cívica e Projeto Interventivo como exercício de Controle Social nas escolas do Distrito Federal”, está na Revista Parlamento e Sociedade, da Câmara Municipal do Estado de São Paulo, edição de junho de 2022.
O artigo “Controladoria na Escola (2016-2018); De Olho na Educação (2019-2020); Educação Fiscal EnCena (2021)” traz um resumo de como a Controladoria-Geral do DF cumpriu a Política Nacional de Participação Social (PNPS), orientando e controlando a correta aplicação dos recursos públicos, por meio de uma gestão transparente e com a participação efetiva da sociedade. Para isso, colocou em prática três projetos voltados para o incentivo do controle social envolvendo estudantes: Controladoria na Escola; De Olho na Educação e Educação Fiscal (EnCena).
O artigo Auditoria Cívica e Projeto Interventivo como exercício de Controle Social nas escolas do Distrito Federal explica como a educação é capaz de transformar a sociedade. Traz um relato de como levar conhecimento aos estudantes sobre cidadania, transparência, educação fiscal, educação financeira e controle social pode ajudá-los com informações para realizar uma auditoria pedagógica e um projeto de intervenção nas escolas.
Confira, na íntegra, os dois artigos:
Revista Parlamento e Sociedade
Livro Transparência, Responsabilidade e Participação Democrática