Governo do Distrito Federal
4/10/22 às 16h31 - Atualizado em 4/10/22 às 16h31

Controladoria-Geral do DF apresenta Participa DF em seminário no México

Brasil foi representado por integrantes da CGDF e da Câmara Legislativa do DF

 

A Controladoria-Geral do DF (CGDF) participou do encontro “Projeto de cooperação técnica: soluções inovadoras em governo digital”, na Cidade do México, nos dias 30 e 31 de agosto. O objetivo do encontro foi gerar espaços para que as cidades integrantes da União de Cidades Capitais Ibero-americanas (UCCI) pudessem compartilhar conhecimento sobre os projetos que vêm sendo realizados nos países participantes, além de conhecer ações que a Cidade do México tem desenvolvido para se tornar uma cidade inteligente.

 

A servidora Flaviana Mônica, chefe de gabinete da CGDF e gerente do projeto Participa DF, apresentou as funcionalidades e inovações do Participa DF que será lançado ainda este ano pelo gabinete, pela Subcontroladoria de Transparência e Controle Social, pela Ouvidoria-Geral do DF, pela Subcontroladoria de Tecnologia da Informação e Comunicação e pela Assessoria de Comunicação da CGDF.

 

“O encontro foi uma oportunidade de apresentar o Participa DF como uma ferramenta de facilitação para o cidadão, ao mesmo tempo em que otimiza o atendimento oferecido pelo agente de Governo. Além disso foi um intercâmbio de experiências com outros países, onde pude perceber que na maioria dos projetos apresentados pelos representantes, já existem serviços semelhantes aplicados no Governo do Distrito Federal, o que demonstra nosso avanço quando o assunto é governo digital”, ressalta Flaviana Mônica, chefe de gabinete da CGDF.

 

O Participa DF é um sistema que reunirá o e-SIC e o Ouv.DF em um único endereço, com login e senha únicos, o que facilitará o atendimento por parte dos ouvidores e o acesso para o cidadão. Além disso, a plataforma traz algumas novidades, como a robô IZA, que passa também a auxiliar o cidadão durante seu registro na ouvidoria.

 

O servidor da CGDF e atualmente chefe da Coordenadoria de Modernização de Informática da Câmara Legislativa do DF, Marcelo Herbert, também apresentou o aplicativo CLDF Online, que cria soluções para o acompanhamento do Legislativo no DF. Participaram ainda representantes de Bogotá, Guatemala, Lima, La Paz e San José. Além das apresentações, os participantes também conheceram as estações de alguns projetos implementados na Cidade do México.

 

Obs.: Todas as despesas foram custeadas pelos organizadores do evento.

Governo do Distrito Federal