Governo do Distrito Federal
8/04/19 às 10h14 - Atualizado em 30/04/19 às 14h00

Controladoria-Geral do DF lança programa de controle social “De Olho na Saúde”

A primeira dama do DF, Mayara Noronha, será a embaixadora do projeto piloto

 

 

A Controladoria-Geral do Distrito Federal (CGDF) vai lançar, nessa terça-feira (09/04), no Paranoá (DF), o projeto piloto de controle social “De Olho na Saúde”, que busca estimular a participação ativa da comunidade em auditorias cívicas, para aprimorar os serviços públicos prestados pelas unidades de saúde do DF. O projeto piloto será no Hospital Regional do Leste (HRL), que atende atualmente duas mil pessoas por mês, das cidades do Paranoá, São Sebastião e Itapoã.

 

A primeira dama do DF, Mayara Noronha, será a embaixadora do “De Olho na Saúde”, que prevê atuação conjunta da comunidade e gestores – a comunidade fiscaliza e encontra soluções ao lado do governo. O projeto conta com a parceria da Secretaria de Saúde do DF, além dos Conselhos de Saúde e das Regiões Administrativas (RAs) da referidas cidades.

 

Para fazer a auditoria, será formado um grupo com um representante de cada Conselho de Saúde e das RAs envolvidas, voluntários, servidores do HRL e da Secretaria de Saúde. A Controladoria-Geral do DF fará a capacitação da equipe formada para que possam realizar esse trabalho.

 

O projeto propõe uma mudança de enfoque, que não privilegia apenas os problemas (naturais do setor), mas também as possíveis soluções e as boas práticas existentes, que merecem ser identificadas, valorizadas e replicadas para todo o sistema de saúde.

 

O lançamento será às 09h, no Hospital Regional do Leste, e contará com a presença do controlador-geral do DF, Aldemario Araújo Castro, do secretário de Saúde, Osnei Okumoto, da Secretária da Mulher, Ericka Filippelli, do Subcontrolador de Transparência e Combate à Corrupção, Paulo Wanderson Moreira Martins, de administradores regionais e da comunidade.

 

O HRL (antigo Hospital Regional do Paranoá), inaugurado em março de 2002, oferece os serviços de emergência, pediatria, clínica médica e cirúrgica, atendimento ambulatorial de odontologia, radiologia, ginecologia e obstetrícia, oftalmologia e cardiologia; além de assistência laboratorial e de vigilância epidemiológica.

 

O endereço do HRL é: Setor Hospitalar, Quadra 2, Conjunto K, Paranoá.

 

Atendimento à comunidade

 

Neste mesmo dia, durante o lançamento, serão oferecidos das 9h às 13h, diversos serviços gratuitos à comunidade, como a Ouvidoria Itinerante da Secretaria de Saúde, atendimento jurídico com advogados da Subseção da OAB do Paranoá, e atendimento voltado à saúde da mulher, em parceria com a Secretaria da Mulher.

 

Alunos do Centro Universitário UDF também farão atendimento voluntário nas áreas de psicologia, fisioterapia, educação física (alongamento), e farmácia, onde haverá teste glicêmico, medição da pressão arterial e orientações gerais. O SESC estará presente com o Escovódromo e contará com a ajuda dos alunos de odontologia da UDF para passar dicas de saúde bucal. Serão distribuídos 600 kits de escovação. Haverá ainda uma tenda de oftalmologia do próprio HRL, que vai oferecer, por exemplo, exames de pressão do olho.

Governo do Distrito Federal