Governo do Distrito Federal
Maria da Penha ONLINE Governo do Distrito Federal
5/11/24 às 8h01 - Atualizado em 5/11/24 às 8h01

Controladorias do DF e de SP trocam experiências e boas práticas em reunião realizada nesta sexta

 

 

Sistema Correcional Integrado (SCI) e combate ao assédio moral foram alguns dos temas tratados no encontro

 

O controlador-geral do Distrito Federal, Daniel Lima, e a subcontroladora de Correição Administrativa da CGDF, Ismara Roza receberam, na sexta-feira, 1/11, o coordenador da Coordenadoria Correcional – Controladoria-Geral do Estado de SP, Marcos Gerhardt Lindenmayer. Durante o encontro, o Sistema Correcional Integrado (SCI) da CGDF foi um dos temas tratados, relacionados às boas práticas com potencial de multiplicação por outros entes federados. “Tivemos a oportunidade de conversar sobre os avanços na área correcional do GDF, com as melhorias de processos implementadas e os sistemas desenvolvidos para melhorar cada vez mais a efetividade e a qualidade do trabalho correcional”, ponderou Lindenmayer.

 

O sistema disponibiliza o andamento dos procedimentos em curso no órgão, faz o controle dos prazos prescricionais e se comunica diretamente com o Portal da Transparência, automatizando as atualizações dos procedimentos correcionais. “O avanço na atuação correcional em São Paulo, especialmente o trabalho preventivo e as inovações tecnológicas, mostra que a atuação em rede, colaborativa, faz com que todos nós cresçamos juntos. Que possamos continuar a compartilhar boas práticas com os entes federados do país”, celebrou Roza.

 

Outro ponto tratado durante o encontro foram as ações envolvendo combate ao assédio moral. No estado paulista, foi desenvolvida uma cartilha sobre o tema, disponível aqui. O documento informa, conscientiza e sensibiliza agentes públicos sobre quais aspectos caracterizam o assédio e como orientar vítimas a registrarem denúncias.

 

Já no DF, a CGDF recentemente passou a presidir Comissão Especial de Combate e Prevenção ao Assédio composto também pela Secretaria da Mulher (SMDF) e pela Secretaria de Economia (Seec-DF). O grupo tem a função de promover ações preventivas e monitorar as situações de assédio no ambiente de trabalho. A CGDF, em parceria com a Secretaria da Mulher e com a Secretaria de Economia, também disponibiliza a Cartilha de Prevenção ao Assédio na Administração Pública do DF

Governo do Distrito Federal