Explicando o Projeto De Olho na Saúde
A saúde da população distrital depende diretamente da qualidade dos serviços oferecidos pelo Governo. Cumprindo o papel de fomentar o controle social, a Controladoria-Geral inicia o projeto-piloto “De Olho na Saúde”, que visa integrar administrações regionais, os conselhos de saúde e os hospitais públicos do DF participantes.
Como fazer?
O projeto tem seu início na capacitação de voluntários (conselheiros, servidores, cidadãos) para realização de auditorias cívicas em unidades de saúde, nas quais serão produzidos relatórios que tendem a identificar pontos de melhoria que serão elencados pelos participantes e consolidados pela administração pública. Tais apontamentos serão objetos de ação da própria comunidade que envidará esforços para melhorar as atividades da unidade de saúde auditada.
O projeto pretende a partir de uma capacitação dos atores chave do controle social (conselheiros, servidores e cidadãos) e da realização de auditorias cívicas em unidades de saúde, atuar juntamente com a administração pública na consolidação e resolução dos apontamentos. Estes apontamentos serão elencados nos relatórios de auditoria e listados pontos de melhoria que possam ser alvo de ação da comunidade em prol do incremento das atividades da unidade de saúde auditada.
Benefícios esperados
Espera-se que, ao final do projeto, a população impactada pelas atividades do projeto seja capaz de:
– compreender e atuar no processo de gestão em saúde no DF;
– entender a sua relevância, impacto e aplicabilidade prática na vida do cidadão;
– conhecer os principais instrumentos de controle social;
– encontrar-se empoderada frente ao estado para criar e implementar os meios necessários à uma atuação civilista em suas comunidades e cidades;
– despertar o interesse da sociedade pela coisa pública de modo a entender seu papel e influência no processo decisório e no funcionamento do processo para melhoria de sua atuação profissional e consciência cidadã.