11/07/24 às 20h00 - Atualizado em 11/07/24 às 21h14

De Vila Velha a Brasília, secretário municipal de Controle e Transparência visita a CGDF

Gestores de órgãos de controle compartilham ideias de inovação e melhores práticas em controle interno

A Controladoria-Geral do Distrito Federal (CGDF) recebeu na manhã desta quinta-feira, 11/7, a visita do secretário municipal de Controle e Transparência de Vila Velha, Otávio Postay. Durante a visita, Daniel Lima, controlador-geral do DF, apresentou a estrutura, o funcionamento e a expertise do órgão, com o objetivo de compartilhar experiências e aprimorar o trabalho desenvolvido pela Secretaria Municipal de Controle e Transparência de Vila Velha (SEMCONT).

Daniel expressou a satisfação em receber Otávio e destacou a importância do intercâmbio de experiências. “Sabemos do trabalho grandioso que tem sido feito em Vila Velha e no Espírito Santo. Trocar boas práticas é essencial para evoluirmos o controle interno em âmbito nacional”, afirmou.

Para Otávio a CGDF é referência no tema de transparência em todo o país e vê uma iniciativa bastante positiva na troca de experiências e aprendizados entre os órgãos de controle. “Não é interessante à população que sejamos apenas ilhas, mas que sejamos um continente de inovação, uns conectando com os outros”, disse ele, fazendo referência a uma das máximas do Conselho Nacional de Controle Interno (Conaci).

Otávio também ressaltou a necessidade de buscar a excelência em todas as cidades do Brasil e implementar as melhores práticas de controle interno para proteger os recursos públicos de maneira eficaz.

Estando de viagem a Brasília para agenda municipal, Otávio Postay foi à CGDF a fim de conhecer mais sobre o Prêmio de Transparência Ativa (ITA), promovido pelo órgão. Em 2024, Vila Velha recebeu o Selo Diamante em transparência pública no Espírito Santo, e a SEMCONT busca descobrir novas práticas de transparência ativa, um padrão também alcançado pelos órgãos públicos do DF.

O encontro dos gestores dos órgãos de controle representa um passo significativo na busca por melhores práticas de transparência e controle interno, fortalecendo a parceria entre as instituições e contribuindo para a melhoria contínua da governança pública no Brasil.