9/03/23 às 17h19 - Atualizado em 9/03/23 às 17h53

Dia da Ouvidoria é celebrado pela CGDF com protagonismo das ouvidorias

Servidores que atuam na área mostram ações de melhoria para o cidadão

A Ouvidoria-Geral do Distrito Federal (OGDF), unidade da Controladoria-Geral do Distrito Federal (CGDF), realizou, nesta quinta-feira (9/3), no auditório do Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF), um encontro especial para celebrar o Dia da Ouvidoria (16 de março). Com a presença dos servidores que atuam nas ouvidorias dos órgãos do Governo do DF, além de outros convidados, o evento foi para homenagear o protagonismo das ouvidorias na melhoria dos serviços disponibilizados para a população.

“O Dia da Ouvidoria é um dia extremamente especial para nós da CGDF, pois é uma data em que comemoramos essa função tão importante, fundamental para construirmos um governo melhor para os cidadãos do DF. Estamos aqui hoje para enaltecer os nossos ouvidores e fortalecer cada vez mais a Rede de Ouvidoria do DF”, diz o controlador-geral do DF, Daniel Lima.

A ouvidora-geral do DF, Cecília Fonseca, afirma que o evento é um momento de integração. “A gente acredita no formato de atuação em rede. E hoje, nós movimentamos várias redes: a Rede SIGO/DF, a Rede Nacional de Ouvidorias (Renouve), a Rede Nacional de Controle da Gestão Pública e a Rede Ouvir-DF, que está sendo retomada. Então, é um momento de reencontro, de trocas e de intercâmbio de boas práticas e de nos unirmos em um único propósito que é a melhoria da vida das pessoas”.

A comemoração contou com a presença da ouvidora-geral da União, Ariana Frances Carvalho de Souza; do deputado distrital e ouvidor da Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF), Jorge Vianna; do presidente do Conselho de Desenvolvimento Econômico do Distrito Federal (Codese-DF), Leonardo Oliveira de Ávila; e do secretário da Pessoa com Deficiência, Flávio Pereira dos Santos.

Durante o evento, o controlador-geral do DF e o presidente do Codese assinaram acordo de cooperação técnica para intercâmbio de informações e estudo que vão melhorar as políticas públicas voltadas para a ouvidoria e, consequentemente, a vida das pessoas do DF.

Além disso, a Ouvidoria-Geral lançou a publicação Atuação e Interação das Ouvidorias SIGO/DF, que traz o relato de casos das práticas vencedoras do Concurso “Melhores Práticas em Ouvidoria Pública” como inspiração e referência para outras iniciativas.

Protagonismos

Os ouvidores tiveram a chance de relatar, em um bate-papo durante o evento, as práticas que desenvolveram para melhorar o serviço público e o atendimento ao cidadão. A ouvidora Michelle Pinheiro, que atualmente é ouvidora da Administração Regional do SIA, mas trouxe o caso de quando atuava na ouvidoria da Administração Regional do Guará, contou que a ouvidoria recebia inúmeras reclamações e solicitações de tapa buraco e que não havia uma organização efetiva para que as demandas fossem atendidas.

“Nós chamamos a área técnica para atuarmos juntos para solucionar essas demandas. Fizemos o mapeamento completo do Guará por meio do Google Maps que é uma ferramenta gratuita de georreferenciamento e fizemos marcações das necessidades, por exemplo, locais mais críticos, locais com necessidade de recapeamento, entre outras. Dessa forma, conseguimos dar agilidade no atendimento das demandas. Compartilhamos esse mapeamento com a Novacap e com isso, além da agilidade, conseguimos planejar questões como a quantidade de massa asfáltica necessária, a contratação de caminhões para realizar os trabalhos e ainda realizar mutirões. Aumentamos consideravelmente nossa resolutividade com essa iniciativa”, conta Michelle.

Já em São Sebastião, o problema era relacionado a uma área pública em que, constantemente jogava-se entulho de forma irregular. A ouvidora da Administração Regional de São Sebastião, Josenice de Souza, explicou o caso: “A população nos procurava para que fosse dada uma solução definitiva para a questão do entulho jogado irregularmente nessa área pública. Era uma angústia de toda a vizinhança. Nós engajamos todos os servidores da ouvidoria, conseguimos limpar a área. Foram recolhidos mais de 80 caminhões de entulho. Depois disso, a população também se engajou e todos nós, servidores e população, colocamos literalmente a mão na massa e fizemos o plantio de mudas e a revitalização da área, que hoje é usada para lazer. Esse exemplo foi replicado para uma segunda área de São Sebastião em que conseguimos, inclusive, recuperar uma nascente”, diz.

Evento reúne rede de ouvidores para tratar de transformação dos serviços públicos