Servidores que atuam na área mostram ações de melhoria para o cidadão
A Ouvidoria-Geral do Distrito Federal (OGDF), unidade da Controladoria-Geral do Distrito Federal (CGDF), realizou, nesta quinta-feira (9/3), no auditório do Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF), um encontro especial para celebrar o Dia da Ouvidoria (16 de março). Com a presença dos servidores que atuam nas ouvidorias dos órgãos do Governo do DF, além de outros convidados, o evento foi para homenagear o protagonismo das ouvidorias na melhoria dos serviços disponibilizados para a população.
“O Dia da Ouvidoria é um dia extremamente especial para nós da CGDF, pois é uma data em que comemoramos essa função tão importante, fundamental para construirmos um governo melhor para os cidadãos do DF. Estamos aqui hoje para enaltecer os nossos ouvidores e fortalecer cada vez mais a Rede de Ouvidoria do DF”, diz o controlador-geral do DF, Daniel Lima.
A ouvidora-geral do DF, Cecília Fonseca, afirma que o evento é um momento de integração. “A gente acredita no formato de atuação em rede. E hoje, nós movimentamos várias redes: a Rede SIGO/DF, a Rede Nacional de Ouvidorias (Renouve), a Rede Nacional de Controle da Gestão Pública e a Rede Ouvir-DF, que está sendo retomada. Então, é um momento de reencontro, de trocas e de intercâmbio de boas práticas e de nos unirmos em um único propósito que é a melhoria da vida das pessoas”.
A comemoração contou com a presença da ouvidora-geral da União, Ariana Frances Carvalho de Souza; do deputado distrital e ouvidor da Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF), Jorge Vianna; do presidente do Conselho de Desenvolvimento Econômico do Distrito Federal (Codese-DF), Leonardo Oliveira de Ávila; e do secretário da Pessoa com Deficiência, Flávio Pereira dos Santos.
Durante o evento, o controlador-geral do DF e o presidente do Codese assinaram acordo de cooperação técnica para intercâmbio de informações e estudo que vão melhorar as políticas públicas voltadas para a ouvidoria e, consequentemente, a vida das pessoas do DF.
Além disso, a Ouvidoria-Geral lançou a publicação Atuação e Interação das Ouvidorias SIGO/DF, que traz o relato de casos das práticas vencedoras do Concurso “Melhores Práticas em Ouvidoria Pública” como inspiração e referência para outras iniciativas.
Protagonismos
Os ouvidores tiveram a chance de relatar, em um bate-papo durante o evento, as práticas que desenvolveram para melhorar o serviço público e o atendimento ao cidadão. A ouvidora Michelle Pinheiro, que atualmente é ouvidora da Administração Regional do SIA, mas trouxe o caso de quando atuava na ouvidoria da Administração Regional do Guará, contou que a ouvidoria recebia inúmeras reclamações e solicitações de tapa buraco e que não havia uma organização efetiva para que as demandas fossem atendidas.
“Nós chamamos a área técnica para atuarmos juntos para solucionar essas demandas. Fizemos o mapeamento completo do Guará por meio do Google Maps que é uma ferramenta gratuita de georreferenciamento e fizemos marcações das necessidades, por exemplo, locais mais críticos, locais com necessidade de recapeamento, entre outras. Dessa forma, conseguimos dar agilidade no atendimento das demandas. Compartilhamos esse mapeamento com a Novacap e com isso, além da agilidade, conseguimos planejar questões como a quantidade de massa asfáltica necessária, a contratação de caminhões para realizar os trabalhos e ainda realizar mutirões. Aumentamos consideravelmente nossa resolutividade com essa iniciativa”, conta Michelle.
Já em São Sebastião, o problema era relacionado a uma área pública em que, constantemente jogava-se entulho de forma irregular. A ouvidora da Administração Regional de São Sebastião, Josenice de Souza, explicou o caso: “A população nos procurava para que fosse dada uma solução definitiva para a questão do entulho jogado irregularmente nessa área pública. Era uma angústia de toda a vizinhança. Nós engajamos todos os servidores da ouvidoria, conseguimos limpar a área. Foram recolhidos mais de 80 caminhões de entulho. Depois disso, a população também se engajou e todos nós, servidores e população, colocamos literalmente a mão na massa e fizemos o plantio de mudas e a revitalização da área, que hoje é usada para lazer. Esse exemplo foi replicado para uma segunda área de São Sebastião em que conseguimos, inclusive, recuperar uma nascente”, diz.
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