Ferramenta otimiza processos, aumenta a transparência e fortalecer a governança pública
A Controladoria-Geral do Distrito Federal (CGDF) recebeu, nesta segunda-feira (24/03), representantes da Empresa Brasil de Comunicação (EBC) para apresentar o módulo de gerenciamento de riscos do Sistema de Gestão de Auditoria do Distrito Federal (SaeWeb).
O sistema, criado pela própria CGDF, foi desenvolvido para padronizar as avaliações de riscos dos órgãos do Distrito Federal, proporcionando acesso rápido e preciso às informações dos mapeamentos. Com uma interface amigável e intuitiva, ele abrange todo o processo de implantação previsto na norma ISO 31000/2018, permitindo o registro e relato dos gerenciamentos pelos proprietários de riscos.
Além disso, oferece a possibilidade de emissão de relatórios gerenciais para apoiar a alta administração, as instâncias de governança e operacionais na tomada de decisão, bem como alertas e painéis para monitoramento e acompanhamento de projetos.
O encontro contou com a presença do controlador-geral adjunto da CGDF, Breno Albuquerque; da subcontroladora de Controle Interno, Graziella Brunale; e do coordenador de auditoria de riscos e integridade, Robson Lopes, que apresentou o sistema. Pela EBC, participaram o gerente executivo de Governança Corporativa e Correição, Leonardo Emerick; a gerente de Gestão de Riscos e Conformidade Corporativa, Priscila Horta; a coordenadora de Gestão de Riscos, Adriana Nascimento; e a técnica em Administração da área de Gestão de Riscos, Cristiane Ribeiro.
“O SaeWeb é uma ferramenta essencial para apoiar a gestão e auxiliar as áreas de governança dos órgãos”, explicou Robson Lopes. “Ele contribui como ferramenta na adoção e acompanhamento da gestão de riscos pelas unidades do DF, aumentando a chance de alcançarem seus objetivos e aprimorarem as políticas públicas.”
A busca pelo sistema partiu da própria EBC. Adriana Nascimento, que pesquisou a ferramenta na internet, entrou em contato com a CGDF para conhecê-la melhor. “O sistema é simples, intuitivo e auditável, e acredito que ajudará no engajamento da gestão de riscos na empresa”, disse. “Atualmente, trabalhamos com planilhas, o que limita nossa eficiência. Com o SaeWeb, poderemos evoluir nossa gestão ao longo do tempo.” Leonardo Emerick, da EBC, elogiou a iniciativa. “Trabalhar com gestão de riscos é desafiador, e o SaeWeb é uma excelente ferramenta com grande potencial”, afirmou. “A disponibilidade da Controladoria em compartilhar essa solução é fundamental, e vamos avaliar internamente a possibilidade de implementação.”
Priscila Horta destacou que a ferramenta pode facilitar a adesão de setores resistentes. “O sistema torna o processo mais intuitivo, superando barreiras. Quando os gestores veem os resultados na tomada de decisões, ele se torna ainda mais atrativo”, concluiu.