6/06/22 às 15h13 - Atualizado em 4/10/22 às 12h13

INOVA CONTROLE: conheça as novidades que serão apresentadas na VI Semana de Controle 2022

30 minutos para conhecer soluções inovadoras que podem agregar ao Controle no Brasil.

Clique aqui para se inscrever

Endereço do evento presencial: SAIS Área Especial 4 lote 05 Complexo ABMIL, SPO

Transmissão: TV Controladoria DF no YouTube

Dia 20 de junho

Inova Controle – Integrar para facilitar: Participa DF e a robô IZA

Se queremos a participação engajada do cidadão, que tal então facilitar a vida dele? O Participa DF é isso: um só login e duas ferramentas de participação em um único endereço. É a união entre a rede de ouvidorias do DF e o e-Sic. Porém, o Participa DF é mais que isso: é a Inteligência Artificial ajudando o cidadão a registrar uma manifestação de qualidade. Que tal vir conhecer a simpática IZA?

Exposição:

Cecília Fonseca – Ouvidora-Geral do DF e gestora Pública formada em Comunicação Social com especialização em Comunicação Organizacional.

Guilherme Modesto é subcontrolador de Tecnologia da Informação da CGDF, auditor de Controle Interno da CGDF, formado em Tecnologia em Processamento de Dados e MBA em Gestão de Sistemas de Informação.

Rejane Vaz é subcontroladora de Transparência e Controle Social da CGDF, graduada em psicologia e pós-graduada em Gestão Pública. Atualmente compõe o Conselho de Transparência e Controle Social do DF.

Inova Controle – Bel, a chatbot de Minas Gerais que usa Whatsapp para atender demandas de ouvidoria

Falando em facilitar a vida do cidadão, quase todo mundo hoje em dia usa Whatsapp, certo? Então porque a Bel não usaria? É isso aí. A Ouvidoria-Geral de Minas Gerais usa a ferramenta para fazer o primeiro atendimento ao cidadão, direcionando-o melhor e facilitando ainda mais o acesso, e tudo isso automatizado com a simpática Bel, a chatbot que faz tudo isso ser possível.

Exposição:

Gabriela Câmara Siqueira é ouvidora-geral Adjunta do Estado de Minas Gerais, graduada em Administração Pública e em psicologia, pós-graduada em Direito Público, ex-pesquisadora sobre Marketing Político e Comportamento Eleitoral e Mestre em Ciências Políticas pela UFMG.

Dia 21 de junho

O sucesso da inovação vem antes de colocar a mão na massa: a experiência de construção do Conecta TCU

Você já se viu em meio a um projeto que nunca sai do lugar? Ou já se pegou trabalhando em uma solução que, quando pronta, já não atende mais? Conhecer o processo, as necessidades, os problemas e as possibilidades é essencial para buscar soluções. O Conecta TCU, projeto do Tribunal de Contas da União, foi planejado dois anos antes de começar a ser gerado. Isso garantiu uma ferramenta que tem atendido bem aos órgãos que se relacionam ao TCU e que vem como um ótimo exemplo para todos nós, que estamos engajados em projetos que solucionem as dores do Controle no Brasil.

Exposição:

Alison Souza é formado em Direito e servidor do TCU desde 1998, onde chefiou o Serviço de Especificação de Sistemas Corporativos para o Controle Externo, responsável pelo planejamento, concepção e implantação de soluções de TI para a área fim do TCU.

Dia 22 de junho

Linguagem simples: a ponte entre o controle e o cidadão a partir do experimento no Ceará

Da porta para dentro a gente se entende, mas e quando temos que falar com o cidadão ou com servidores de outros órgãos? Termos técnicos, textos extensos e uma linguagem que mais parece vinda de outro mundo?! Não mais. Simplificar é o caminho. O Ceará trabalhou durante a integração de serviços do governo e o Laboratório de Inovação Íris viveu a experiência de simplificar a linguagem de alguns serviços da Controladoria e da Ouvidoria-Geral do Estado. Se você ainda não entrou no movimento da linguagem simples, pode estar atrasado.

Exposição:

Isabel Ferreira Lima é redatora e coordena o Programa Linguagem Simples Ceará, uma iniciativa do ÍRIS – Laboratório de Inovação e Dados do Governo do Ceará. É formada em Letras pela Universidade Federal do Ceará.

Confira a programação completa: