Governo do Distrito Federal
4/08/21 às 12h31 - Atualizado em 16/08/21 às 10h24

Live: Controladoria discute o Mapeamento de Processos como pilar de Governança

 

 

Mapear processos pode trazer mais eficiência para a organização, evitar erros, retrabalhos e aumentar a capacidade de entregas de valor.

 

Você sabia que existe uma ferramenta gerencial capaz de reduzir custos e melhorar resultados dentro da Administração Pública? O Mapeamento de Processos identifica uma sequência lógica de atividades que interage com o fluxo de trabalho de modo a proporcionar a melhoria contínua dos processos, padronizar e alinhar as rotinas da organização. A grande questão é: como fazê-lo e aplica-lo? Esse é o tema da 10ª edição do café com Governança e Compliance da CGDF, no dia 12 de agosto, às 16h, na TV Controladoria DF no YouTube (Ative a notificação para não perder).

 

“Trazer o mapeamento para junto da governança promove a melhoria das práticas de gestão e otimiza processos de trabalho. A governança ajuda a facilitar a comunicação e o relacionamento com os envolvidos, determina as responsabilidades dos envolvidos e aumenta a capacidade de decisão do gestor. Partindo desse ponto, o mapeamento de processo, quando aplicado na administração pública, promove resultados promissores diante de um cenário que exige cada vez mais a melhoria do gasto público”, explica o controlador-geral do DF, Paulo Martins.

 

O evento organizado pela Controladoria-Geral do DF contará com a participação do doutorando em Administração e professor com formação executiva nas áreas de Governança, Indicadores de Performance, Gestão de Processo e Projetos, e Monitoramento & Avaliação João Paulo Mota e o mestre em Administração e especialista em Gerenciamento avançado de projetos Emerson Dantas. Mediado pela subcontroladora de governança e compliance da CGDF, Joyce de Oliveira, o debate abordará o tema a partir das experiências dos participantes com foco na administração pública.

 

A 10ª edição do evento também celebra 1 ano de projeto da Controladoria, que tem por objetivo a disseminação da cultura de governança e compliance na administração pública. Todas as edições do evento estão disponíveis na TV Controladoria DF no Youtube e abordam temas como compliance na aplicação da LGPD, experiência dos estados com programas de integridade, transparência nas políticas de compliance e outros temas. Acesse e confira!

 

SERVIÇO

Evento: 10º Café com Governança e Compliance da CGDF

Quando: 12/08/2021, às 16h

Onde: Transmissão ao vivo na TV Controladoria DF no YouTube (Ative a notificação para não perder)

Tema: “Mapeamento de Processos como pilar da Governança”.

 

Palestrantes:

Emerson Dantas

​Mestre em Administração pela Université de Angers (França) com formação de moderadores, desenho e facilitação de processos de discussão grupal e especialização em Gerenciamento avançado de projetos pela Université Paris Nanterre, atua como facilitador de grupos para transformação ágil de processos. Gestor regional ABPMP RJ (Association of Business Process Management Professionals International), certificado CBPP (Certified Business Process Professional) e membro da “Academic Committee” da ABPMP International, possui mais 18 anos de experiência em mapeamento, transformação e gestão de processos. Co-fundador da weprocess, atua como consultor de BPM em empresas brasileiras e multinacionais e como professor convidado em programas executivos e MBA em Gestão e processos nas instituições: Ibmec, UVA, IBMR, NOVOESTE e Trecsson/FGV.

 

João Paulo Mota

João Paulo Mota é graduado em Administração (UnB, 2006), possui MBA em Administração Estratégica (FGV, 2008), é mestre em Engenharia (UnB, 2011) nas áreas de Governança, Desempenho e Tecnologia da Informação, e doutorando em Administração pela Université de Bordeaux (França). Tem formação executiva em Gestão para Resultados pela Harvard University Kennedy School of Government (2013) e em Avaliação de Performance pela Georgetown University (2011). Professor convidado da Fundação Dom Cabral, do Ibmec e do Instituto Brasiliense de Direito Público – IDP, também ministrou mais de 100 cursos de formação executiva em temas relacionados à gestão para resultados (Governança, Indicadores de Performance, Gestão de Processo e Projetos, e Monitoramento & Avaliação). É autor ou coautor de mais de 20 publicações, no Brasil e exterior e possui certificado SPM® em Gestão Estratégica de Performance pelo Núcleo de Performance da Rutgers University e CBPP® em gestão de processos pela ABPMP-BR. Ministra cursos e palestras sobre gestão em eventos acadêmicos e profissionais. É sócio e diretor do Instituto Publix.

 

Mediação: Joyce de Oliveira, subcontroladora de Governança e Compliance da CGDF

 

 

 

Governo do Distrito Federal