Comunicação reforça a atuação da Controladoria-Geral do DF no combate à corrupção e na melhoria de entregas ao cidadão
Na Semana de Combate à Corrupção de 2024, a Controladoria-Geral do Distrito Federal (CGDF) apresenta uma nova campanha digital que vem para aproximar a população do trabalho essencial realizado pelo órgão, sob o tema: “Contém trabalho da CGDF”. Com uma abordagem inovadora e acessível, a iniciativa busca mostrar, de forma direta e didática, como a atuação da CGDF transforma a gestão pública e impacta positivamente o dia a dia dos cidadãos, sempre focado na prevenção e no combate à corrupção e na busca pela eficiência dos serviços públicos e na participação do cidadão no Governo.
A campanha será veiculada nas redes sociais e utilizará uma narrativa visual forte para destacar casos reais onde a CGDF desempenhou um papel muito importante na melhoria de serviços públicos, combate à corrupção e defesa do patrimônio público, sempre em parceria com outros órgãos públicos do DF.
O que está por trás da campanha?
Com o mote “Contém trabalho da CG”, a campanha revela bastidores de projetos e ações que beneficiaram diretamente a população, que possuem a contribuição do trabalho realizado pela CGDF, assim como da Pasta responsável pela ação. Alguns destaques incluem:
Redução de Reclamações no Conselho Tutelar: Por meio de análises das manifestações enviadas à ouvidoria, houve redução em 39% no prazo de resposta sobre questões envolvendo o Conselho Tutelar e em 24% as manifestações sobre violência contra crianças e adolescentes, graças ao projeto “Ouvidoria Mais Perto de Você!”. A CGDF é responsável por gerenciar a rede de ouvidorias do GDF e esses dados ajudam os gestores a tomar decisões e resolver problemas.
Cartão Material Escolar: Uma reestruturação na gestão e comunicação com a população reduziu em 67% as reclamações sobre o benefício entre 2021 e 2023, destacando a eficácia de uma gestão voltada para resultados e para o diálogo com os cidadãos. Além de gerenciar a rede de ouvidorias do GDF, a Controladoria incentiva ações inovadoras com premiações de “Boas Práticas em Ouvidoria”.
Portal COVID-19: Durante a pandemia, o Distrito Federal foi pioneiro em transparência, criando um portal que se tornou referência nacional. Centralizou informações críticas e garantiu que as contratações emergenciais fossem acompanhadas com clareza e segurança. O DF alcançou o nível “ÓTIMO” no ranking de Transparência da Transparência Internacional, com nota 97. Também houve o lançamento do selo PRIORIDADE COVID-19, que garantiu celeridade nos processos administrativos relacionados à emergência de saúde pública. O Portal foi criado pela CGDF que, com a ajuda de outros órgãos, conseguiu levar transparência durante a pandemia.
Fiscalização rigorosa nas Obras Públicas: A auditoria nas obras do viaduto da EPIG evitou um prejuízo potencial de R$ 947 mil, recuperando 62% dos recursos imediatamente. Além disso, a identificação de documentos técnicos parcialmente falsificados pela empresa contratada reforçou a importância do controle rigoroso, garantindo a segurança da população e a aplicação correta dos recursos públicos. Isso ocorreu graças ao trabalho dos auditores da CGDF.
Serviços cemiteriais: A CGDF auditou os contratos de concessão dos serviços cemiteriais, corrigindo falhas nos cálculos de tarifas e gerando uma economia significativa. O trabalho implicou em uma redução de 51,13% no valor da tarifa de cremação, que passou de R$ 12.278,60 para R$ 6.000. Essa ação impactou diretamente os cidadãos que utilizam os serviços, promovendo justiça nos preços e eficiência administrativa.
Acesso ao esporte: A intervenção da CGDF fez com que a Secretaria de Esporte e Lazer fosse motivada a implementar uma nova versão do sistema, que agora oferece informações consistentes e permite a inscrição on-line com a submissão de documentos diretamente no sistema, otimizando o processo para a população. Além disso, foram colocadas em prática as medidas de segurança para proteger os dados e evitar acessos indevidos.
População atuante: A CGDF também foi responsável por desenvolver o Participa DF, que uniu duas importantes ferramentas no combate à corrupção: o sistema de Ouvidoria do GDF e o de pedidos de acesso à informação. Com o uso de IA e com mais facilidade de acesso, atualmente 1/3 da população já está no sistema, o que significa mais de 1 milhão de usuários. Além disso, o tempo de registro passou de 15 para 5 minutos, o que incentiva os usuários a registrarem suas demandas. O Sistema foi reconhecido nacionalmente como um projeto inovador pela Escola Nacional de Administração Pública do Governo Federal.
A CGDF está de portas abertas
A CGDF não apenas fiscaliza: ela transforma desafios em soluções. O trabalho do órgão é também orientativo e reflete diretamente em serviços públicos mais eficientes, desde a redução de tarifas abusivas até a criação de canais de comunicação mais acessíveis entre governo e sociedade.
De acordo com o controlador-geral do DF, Daniel Lima, “a campanha é um convite para que todos conheçam o impacto do nosso trabalho. Estamos de portas abertas e queremos que o cidadão saiba que, quando ele vê um serviço público funcionando melhor, é um trabalho colaborativo entre vários órgãos do DF e que ‘contém trabalho da CG’ ali também.”
Como participar?
A população pode acompanhar a campanha pelas redes sociais oficiais da CGDF e interagir usando a hashtag #ContémTrabalhoDaCGDF. Além disso, o Participa DF, com acesso à Ouvidoria do DF e Lei de Acesso à Informação. A Controladoria também é responsável pelo Portal da Transparência do DF onde estão disponíveis como os recursos são gastos ou investidos pelo governo.
“Essa campanha tem o objetivo de aproximar o cidadão do trabalho da Controladoria. É preciso mostrar que todas essas ações realizadas pela CGDF tem um impacto positivo nas entregas feitas à população. O controle prova que prevenção e combate à corrupção e a eficiência na gestão pública não são apenas ideais, mas ações concretas realizadas todos os dias. O trabalho das Controladorias é essencial para garantir uma gestão pública eficiente, transparente e ética”, explicou a chefe da Assessoria de Comunicação da CGDF, Lanier Rosa.
Programação da Semana da CGDF de Combate à Corrupção