Evento será no dia 26 de outubro, no Cine Brasília, a partir das 19h. Participe!
Os vencedores do Prêmio Inova Brasília serão anunciados em cerimônia oficial ao som da Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Cláudio Santoro, no dia 26 de outubro, no Cine Brasília, a partir das 19h. A premiação é uma iniciativa da Secretaria de Planejamento, Orçamento e Gestão (Seplag) e reconhecerá os trabalhos inovadores desenvolvidos por servidores no governo de Brasília.
Nas etapas classificatórias, foram selecionados 18 trabalhos, de oito pastas, sendo: três da Seplag; quatro da Secretaria de Saúde; quatro do Serviço de Limpeza Urbana; dois da Controladoria Geral do Distrito Federal; dois do Instituto do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos do Distrito Federal; um da Agência de Fiscalização; um da Secretaria da Casa Civil, Relações Institucionais e Sociais; e um da Secretaria de Políticas para Crianças, Adolescentes e Juventude.
O objetivo da premiação é valorizar e estimular o trabalho em equipe e promover o reconhecimento dos servidores que atuam de maneira empreendedora e comprometida com iniciativas que modernizem a Administração. Em disputa, estão os troféus com o título de melhor iniciativa da categoria, além da quantia de R$ 5 mil.
Os recursos para o pagamento do prêmio em dinheiro vêm do Fundo Pró-Gestão, que tem como finalidade a realização de ações de desenvolvimento e capacitação de recursos humanos, com foco na melhoria do atendimento ao público. O Fundo é mantido com as contribuições de taxas de inscrição em concursos públicos; doações de pessoas físicas, jurídicas e organismos nacionais e internacionais; repasses feitos pelo governo; entre outros recursos previstos em lei.
Categorias e critérios
Vencerá o prêmio o programa que melhor atender aos critérios de relevância, caráter inovador, efetividade dos resultados, possibilidade de multiplicação e desenvolvimento de parcerias, além de aspectos de sustentabilidade e custo-benefício.
– Atendimento ao cidadão: irá avaliar ações que priorizem a melhoria da qualidade de vida do atendimento prestado diretamente ao cidadão, a fim de facilitar a relação com a Administração pública e ampliando a oferta de serviços;
– Uso eficiente dos recursos públicos: irá avaliar ações orientadas para a utilização eficiente, adequada e responsável dos recursos públicos, privilegiando iniciativas que priorizem a redução de custos e elevação de produtividade, no atendimento às demandas da população;
– Valorização do Servidor: irá avaliar ações direcionadas ao desenvolvimento dos processos de gestão de pessoas, melhoria da qualidade de vida no trabalho, com foco na valorização pessoal e também profissional do servidor público.
– Práticas Transformadoras: irá avaliar ações que se caracterizem por práticas inovadoras de intervenção na realidade, promovam mudança de conceitos, desenvolvam novos valores e atitudes, criem novas possibilidades e produzam resultados sociais diferenciados.