Governo do Distrito Federal
17/02/22 às 12h47 - Atualizado em 15/03/22 às 17h53

Portal da Transparência do DF teve mais de 6 milhões de visualizações em 2021

 

 

O Portal permite a transparência das aplicações de recursos do Governo do Distrito Federal e pode ser acessado sem a necessidade de cadastro

 

 

Um levantamento feito pela Controladoria-Geral do DF (CGDF) mostrou que o Portal da Transparência foi visualizado mais de 6 milhões de vezes em 2021, o que resulta em um crescimento de 7,11% em relação à 2020. E por que isso é importante? O Portal da Transparência do DF, gerenciado pela CGDF, permite à sociedade o controle social, que é a participação ativa em ações e na fiscalização do governo. Esse número demonstra o interesse da sociedade em acompanhar o que o governo vem fazendo em sua gestão.

 

No Portal é possível acessar as aplicações de recursos públicos em áreas como saúde, segurança e educação, remuneração de servidores, dentre outras informações. O levantamento da CGDF também mostrou que o número de usuários – pessoas que acessaram o Portal da Transparência e realizaram algum tipo de pesquisa durante os anos de 2020 e 2021 também resultaram em um aumento de 7,39%. Outro dado que merece destaque é a plataforma de acesso ao Portal: 50,40% dos usuários acessam pelo celular e 48,99%, pelo computador.

 

“Quando o cidadão utiliza esse tipo de ferramenta, ele está se empoderando e ao mesmo tempo mostrando ao governo que ele não só está fiscalizando, como também participando ativamente na construção de um Distrito Federal melhor. Esse é o caminho para um governo de sucesso”, afirma o controlador-geral do DF, Paulo Wanderson Martins.

 

O Portal da Transparência do DF é uma das ferramentas disponibilizadas pela Controladoria-Geral do Distrito Federal (CGDF) para incentivar o Controle Social, canal onde o cidadão pode verificar todos os gastos do governo. O principal objetivo é que ele seja uma ferramenta que permita ao cidadão conhecer, questionar e atuar, também, como fiscal da aplicação de recursos públicos.

 

“Acreditamos na importância da atuação da sociedade na fiscalização do Estado, ou seja, no controle social. O Portal é uma das principais ferramentas de transparência ativa, onde a sociedade encontra informações sobre a aplicação dos recursos públicos, fundamentais para o exercício da participação dos cidadãos”, destaca a subcontroladora de Transparência e Controle Social da CGDF, Rejane Vaz. É bom destacar que em 2021 todos os órgãos do DF atingiram a nota máxima no índice de Transparência Ativa (ITA) que avalia a disponibilização de informações sem que o cidadão tenha solicitado, ou seja, previamente.

 

Sobre o Portal da Transparência, a primeira versão foi desenvolvida em 2009, pela Secretaria de Estado de Fazenda do DF, em atendimento à Lei Complementar nº 131, de 27 de maio de 2009, conhecida como a “Lei da Transparência”. Em 2011, a gestão do Portal passou a ser realizada pela Controladoria-Geral do DF. Já foram realizadas 3 grandes reformulações do Portal desde então, sendo que a última foi lançada em outubro de 2019, o que incluiu uma ferramenta de “super busca”, que facilita ao cidadão encontrar dados rapidamente.

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