Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
25/09/09 às 3h00 - Atualizado em 29/10/18 às 15h46

Projeto reconstruindo a liberdade

Miss Penitenciária 2009

Idealizado pela Primeira Dama do GDF, Flávia Peres Arruda e organizado pela Coordenação para Assuntos da Mulher – CAM (órgão vinculado a SEJUS/DF), o Projeto Reconstruindo a Liberdade tem como um de seus objetivos a ressocialização, por meio do resgate e da elevação da auto estima das detentas do Presídio Feminino do DF.

Por meio da Coordenação para Assuntos da Mulher, criou-se uma “Rede de Solidariedade”. Parcerias feitas com empresários, algumas secretarias de estado e profissionais de diversas áreas que acreditam na real possibilidade de reintegração social das mulheres que hoje se encontram em situação prisional, proporcionam um exemplo de consciência em relação à Responsabilidade Social.

O projeto teve início no dia 11 de agosto de 2009, com um evento onde Flávia Arruda lançou o Miss Penitenciária 2009, o concurso de melhor poesia e melhor redação, fazendo questão de conversar com cada uma das detentas. Nesta data, a Penitenciária recebeu profissionais da Secretaria de Saúde, Defensoria Pública, da Coordenação para Assuntos da Mulher, psicólogos e assistentes sociais, quando iniciaram os atendimentos para as presidiárias.

No mês de setembro, contamos com três mutirões. Defensoria Pública nos dias 8,9, e 11/09, oftalmologia nos dias 15 e 16/09 e atendimento ginecológico nos dias 21, 22, 23 e 25/09 quando todos os atendimentos necessários foram realizados.

Todas essas ações que fazem parte do Projeto Reconstruindo a Liberdade, puderam propiciar momentos onde o cárcere e a sociedade se encontraram de forma mútua, resgatando valores, autoestima e reconhecimento da cidadania.

A intenção é não parar por aí. Buscamos sensibilizar toda a sociedade no intuito de aumentar nossas parcerias e realizar projetos e ações futuras em todos os âmbitos que possam beneficiar e valorizar essas mulheres como cidadãs.