Agenda inclui palestra gratuita com Lúcia Helena Galvão, lançamento de prêmio do Conselho de Transparência e reconhecimento a órgãos do GDF
De 2 a 9 de dezembro acontece a Semana da CGDF de Combate à Corrupção, um período de ações voltadas à transparência, ética e integridade, idealizado e organizado pela Controladoria-Geral do Distrito Federal (CGDF). A semana será marcada por palestras, entrega de premiações a órgãos do GDF e debates que reforçam o compromisso do governo do DF em prevenir, identificar e combater práticas de corrupção, além de promover uma gestão mais ética e responsável.
A agenda de ações é co-apoiada pela Rede de Controle da Gestão Pública do DF, patrocinada pelo Fundo de Combate à Corrupção do DF e tem o apoio da Câmara Legislativa do DF e da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação.
A partir do dia 2, serão realizadas campanhas digitais sobre o tema, com ações online, voltadas para conscientizar a população sobre a importância do trabalho realizado pela CGDF e sua contribuição para a prevenção e o combate à corrupção. Nos dias 3 e 4 de dezembro, haverá eventos presenciais, ambos no auditório da Câmara Legislativa do DF.
Para o dia 3, a filosofa e professora Lúcia Helena Galvão palestrará sobre o tema “Como atuar na prevenção à corrupção a partir do olhar sobre o comportamento humano?”. Já no dia 4, haverá o lançamento e entrega do Prêmio Ipê, além da entrega dos prêmios Ipê e Alto Nível. Finalizando a Semana, no dia 09, Dia Internacional de Combate à Corrupção, haverá o lançamento do Plano de Integridade da CGDF.
Palestra Lúcia Helena Galvão
No dia 3 de dezembro, terça-feira, a partir das 9h, acontece a palestra com a renomada filosofa, professora e escritora Lúcia Helena Galvão que abordará o tema: “Como atuar na prevenção à corrupção a partir do olhar sobre o comportamento humano?”. As inscrições são limitadas e gratuitas e devem ser feitas no link: https://bit.ly/3OiZawU.
Galvão percorrerá temas que envolvem a prevenção da corrupção e como isso se relaciona com o comportamento humano e ações diárias, quais motivações internas influenciam atos corruptos, mostrando que o debate de combate à corrupção vai além de discutir leis e normas.
Premiações: novidade neste ano é o Prêmio Ipê
Na quarta-feira, dia 4 de dezembro, a abertura das atividades será no período da tarde, a partir das 14h, e a CGDF irá realizar a entrega e lançamento do Prêmio Ipê de Inovação e Transparência e entregas do Prêmio ITA e do Prêmio de Alto Nível – Melhoria da Gestão Pública.
O 1º Prêmio Ipê de Inovação em Transparência – 2024, que será lançado durante a programação, é uma iniciativa do Conselho de Transparência e Controle Social (CTCS) em parceria com a CGDF e reconhece projetos de inovação em transparência.
Já o Prêmio ITA, que está em seu 9º ano, objetiva avaliar a divulgação de informações públicas nos sites dos órgãos do GDF e os prazos de atendimento aos pedidos de acesso à informação solicitados ao GDF.
Tradicionalmente, apenas as informações ativas eram analisadas, mas após o Governo do DF conseguir 100% de transparência ativa, em 2020, em todos os órgãos, chegou a hora de avaliar também a transparência passiva (pedido feito pelo cidadão ao governo).
Por fim, também serão revelados os ganhadores do Prêmio Alto Nível, que reconhece órgãos por sua excelência no controle interno, a partir do atendimento das recomendações realizadas por meio de auditorias internas. O reconhecimento vem em troféus de ouro, prata e bronze e consideram, dentre os critérios, a complexidade em atender as recomendações feitas. É importante dizer que todas as recomendações feitas por meio de auditorias são monitoradas até que sejam cumpridas. Para participação no dia 4 não é necessária inscrição.