Na manhã desta terça-feira, 11, em entrevista à Rede Globo e à Rádio CBN, o Secretário de Transparência e Controle, Carlos Higino, falou sobre a reformulação no Portal da Transparência do GDF.
Segundo o Secretário, o site, que hoje fornece essencialmente informações de execução orçamentária, precisa ser modificado para trazer informações mais claras ao cidadão, principalmente nos serviços mais específicos que ele usa. “A intenção é que tenhamos informações mais objetivas, do tipo: quem são os servidores que estão atuando na escola, no hospital, na Administração Regional. Essa informação, por exemplo, poderia servir para a Secretaria investigar e corrigir problemas de servidores fantasmas, nepotismo na Administração”, defendeu.
Higino explicou que o trabalho da Secretaria está baseado em três linhas principais: uma delas é a transparência, para contar com o maior apoio da população por meio do controle social. A segunda, na melhoria da gestão, para diminuir a burocracia, reduzindo a corrupção. E a terceira é a linha de combate e punição, visto que hoje há uma grande impunidade, tanto no âmbito da justiça quanto na Administração. “Na parte de contratos, estamos auditando as áreas principais onde ocorreram fraudes. A Secretaria já detectou algumas dessas áreas, como a de informática, saúde, limpeza urbana, desenvolvimento social. A ideia é não só revisá-los, como também punir quem praticou os desvios”, defendeu o Secretário.