Governo do Distrito Federal
Maria da Penha ONLINE Governo do Distrito Federal
22/06/22 às 10h33 - Atualizado em 27/06/22 às 13h28

VI Semana de Controle da CGDF: A inovação como ponto de partida na qualificação de servidores públicos

 

 

Participa DF, uma ferramenta que vai melhorar o serviço ao cidadão, foi o destaque deste primeiro dia

 

A Controladoria-Geral do Distrito Federal (CGDF) deu início, nessa segunda-feira (20), à VI Semana de Controle com o tema “Controle + tecnologia + inovação = a soma que nos leva a um serviço público melhor”. O evento presencial ocorreu no auditório do Corpo de Bombeiros Militar do DF, das 14 às 18h, com transmissão ao vivo pela TV Controladoria DF no Youtube e com tradução em Libras.

 

O controlador-geral do DF, Paulo Martins, destacou que a escolha do tema da VI Semana de Controle da CGDF foi motivada pela busca por aprendizado, mudanças e inovação. “Precisamos ser instigados a mudar, olhar para frente e pensar em um resultado diferente”, enfatizou. Ele destacou ainda que, durante a pandemia, a CGDF obteve muitos avanços com a união de esforços do Governo do Distrito Federal e dos servidores da CGDF, e que esses avanços são legados, principalmente o uso da tecnologia. No final convidou os participantes para que, nesses três dias, escutem atentamente, para extrair o máximo de conhecimento passado pelos palestrantes. “Vamos ter uma oportunidade única de aprendizado, que nunca é demais. Escutem, aprendam e apliquem o conhecimento adquirido na VI Semana de Controle da CGDF”, finalizou.

 

 

Participaram da abertura, o controlador-geral do DF, Paulo Martins; o presidente da Câmara Legislativa do DF, deputado Rafael Prudente; o conselheiro do Tribunal de Contas do DF, André Clemente; o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação do DF, Elísio Luz; o comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar do DF, coronel Alan Alexandre Araújo; e o presidente do Conselho Nacional de Controle Interno (Conaci), Rodrigo Fontenelle.

 

Inova Controle

 

A primeira apresentação do dia foi o Inova Controle “Integrar para facilitar: Participa DF e a robô IZA”, duas ferramentas desenvolvidas pela CGDF, que vão facilitar a participação do cidadão e melhorar o serviço público. O Participa DF é uma ferramenta de participação social que possui um só login e senha em um único endereço. Ele une duas ferramentas já conhecidas pelo cidadão: o sistema de Ouvidorias do DF e o e-Sic. A nova ferramenta foi apresentada pela subcontroladora de Transparência e Controle Social da CGDF, Rejane Vaz, e pela ouvidora-geral do DF, Cecília Fonseca. A Robô Iza, ferramenta desenvolvida para agilizar o atendimento e aperfeiçoar as rotinas nas ouvidorias, foi apresentada pelo subcontrolador de Tecnologia da Informação e Comunicação da CGDF, Guilherme Modesto.

 

 

Outra participação do Inova Controle foi a “Bel, a chatbot de Minas Gerais que usa Whatsapp para atender demandas de ouvidoria”, apresentada pela ouvidora-geral adjunta do Estado de Minas Gerais, Gabriela Câmara Siqueira. “A Bel é objetiva e pragmática, possui uma linguagem simples e foi desenvolvida para desburocratizar os serviços públicos. Com isso muitas manifestações têm soluções no primeiro atendimento pelo Whatsapp, desafogando outros canais de atendimento ao cidadão. Hoje estamos trabalhando na sua evolução para um atendimento mais humanizado”, destaca Gabriela.

 

Palestra sobre o servidor do futuro

 

O tema do dia “O servidor do futuro e o futuro do servidor: a inovação começa em nós!” permitiu um bate-papo entre o professor e pesquisador do Centro de Formação da Câmara dos Deputados, Cristiano Ferri, e a coordenadora-geral de Inovação da ENAP, Marizaura Camões, de como os servidores públicos podem e devem lidar com as inovações que são propostas para melhorar os fluxos e as entregas no serviço público e torná-las reais.

 

Para Marizaura, a inovação no setor público sempre aconteceu e em geral se dá por servidores, ou grupos de servidores, que buscam as parcerias, que colaboram entre si, que conquistam o espaço de inovação. Ela destacou que o primeiro passo para se ter a condição para inovar é ter um dirigente público que apoia a inovação e um servidor que busca adquirir mais conhecimentos para apresentar propostas que promovam melhores resultados para a sociedade. “O servidor do futuro tem que ter capacidade de gerar valor na vida da sociedade. Ele deve desenhar cenários melhores para atender a população e saber quais os passos para alcançar esses cenários. Ele tem que ter o foco no cidadão, tem que escutar o cidadão. Hoje o mundo precisa abrir a janela, ter um olhar para mais conhecimentos, mais informações. O bom uso do conhecimento é um caminho para inovar”, ressaltou a coordenador-geral da ENAP.

 

 

“O serviço público tem que trilhar o caminho da participação social e agregar valor com a inteligência artificial. Hoje entendemos que inovação está em todo o lugar”, foi com essas palavras que o professor e pesquisador Cristiano Ferri destacou a importância da inteligência artificial na gestão pública. Ele disse que o servidor do futuro deve ter espaço para inovar e ter liberdade para trabalhar e acrescentou que a inovação em um órgão público de controle tem um efeito sistêmico muito importante. Para Cristiano, hoje, deixar de inovar tem um custo e as lideranças têm que ser capazes de aprender cada vez mais e de trabalhar as competências do século XXI.

 

Sobre o evento

A VI Semana de Controle da CGDF é realizada pela Controladoria-Geral do DF com o apoio do Banco de Brasília, do Conselho Nacional de Controle Interno (Conaci), do Corpo de Bombeiros Militar do DF, da DB3 Marketing Digital, da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do DF, da Escola de Governo do DF (Egov), da Secretaria da Pessoa com Deficiência do DF, do Sindifico (Sindicato dos Servidores Integrantes da Carreira Auditoria de Controle Interno do DF) e do Sindilegis (Sindicato dos Servidores do Poder Legislativo Federal e do TCU).

 

O evento está sendo realizado até esta quarta-feira, 22 de junho.

 

Confira a programação completa.

Governo do Distrito Federal