Governo do Distrito Federal
Maria da Penha ONLINE Governo do Distrito Federal
28/04/15 às 14h54 - Atualizado em 29/10/18 às 15h42

Aplicativo vai dar mais transparência a atos do governo

Ferramenta que deverá estar disponível a partir de junho facilitará o acesso a informações do Executivo

 

(Brasília – 28//04/2015) Um aplicativo em desenvolvimento na Controladoria-Geral do DF promete, a partir de junho, facilitar a vida do cidadão que busca informações sobre as atividades do governo.

 

A proposta é oferecer ao cidadão, de forma fácil e rápida, dados sobre os temas mais procurados no Portal da Transparência. A versão do site para dispositivos móveis — smartphones e tablets — funcionará inclusive em computadores de mesa.

 

Inicialmente, haverá informações sobre remuneração de servidores, despesas e receitas do governo — com gráficos sobre a evolução de pagamentos —, assuntos que despertam mais interesse no internauta.

 

Também estarão disponíveis gastos com diárias e passagens, escalas de médicos nas unidades públicas de saúde e registros sobre regiões administrativas, entre outros temas. O acesso direto ao dado será obtido com dois ou três cliques, enquanto no portal essa consulta consumiria o dobro de toques e de tempo.

 

Outra vantagem será possibilitar acesso de qualquer lugar via internet. Uma vez no celular ou no tablet, a ferramenta atingirá um público maior, ainda sem hábito de buscar informação sobre o funcionamento do governo.

 

Desenvolvido desde março pela equipe da Subsecretaria de Gestão da Informação da Controladoria-Geral, ele não terá todas as funcionalidades do Portal da Transparência. A inclusão de itens para pesquisa será feita de acordo com o aumento da procura na página.

 

Um acordo de cooperação técnica firmado entre a Controladoria e a Companhia de Desenvolvimento Habitacional do Distrito Federal permitirá a inclusão, por exemplo, de informações sobre o programa Morar Bem. A Secretaria de Economia e Desenvolvimento Sustentável também deve colocar informações sobre o Pró-DF no aplicativo.

 

<iframe width=”640″ height=”360″ src=”https://www.youtube.com/embed/t30k0IjbwEg?rel=0” frameborder=”0″ allowfullscreen></iframe>

Governo do Distrito Federal