Notícia Aberta
Encontro de Corregedorias do Distrito Federal será realizado em outubro
COMPARTILHAR

Sétima edição do evento reunirá corregedorias do GDF para debater boas práticas, desafios e inovações na área de correição
A Controladoria-Geral do Distrito Federal (CGDF) realiza, nos dias 22, 23 e 24 de outubro, o VII Encontro de Corregedorias, evento que reunirá corregedorias do GDF para debater boas práticas, desafios e inovações na área de correição. O objetivo principal é promover a troca de experiências e conhecimentos entre as corregedorias, fortalecendo a atuação das instituições no combate à corrupção e na promoção da transparência.
“Neste evento, valorizamos quem faz a diferença diariamente no serviço público. Mais do que fortalecer a integridade, buscamos reconhecer o papel essencial dos servidores na construção de um Distrito Federal mais justo para todos”, afirma o controlador-geral do Distrito Federal, Daniel Lima.
A programação inclui palestras com especialistas renomados, lançamento de publicações técnicas, concurso de boas práticas e oficinas temáticas voltadas à atuação correicional.
Entre as palestras previstas estão:
• O Futuro da Corregedoria: Propostas para um Novo Modelo de Atuação, com Ismara Roza;
• A Centralidade da Vítima na Apuração de Assédio, com Vládia Pompeu;
• Integração entre Corregedorias e Tribunais de Contas no Combate à Corrupção, com professor Jacoby;
• Impacto das Sanções na Esfera dos Direitos Fundamentais, com professor Sandro Dezan.
A subcontroladora de Correição Administrativa da CGDF, Ismara Roza, destaca a importância do encontro: “O Encontro de Corregedorias é uma oportunidade ímpar para fortalecer as corregedorias por meio da troca de experiências e capacitar os agentes públicos para uma atuação mais técnica, ética e respeitosa. Estamos construindo um espaço de diálogo e aprendizado que contribui diretamente para o aprimoramento da gestão pública e o combate à corrupção”.
No terceiro dia, o evento contará com quatro oficinas práticas na Escola de Governo do DF, abordando temas como mediação de conflitos, condução de oitivas, matriz de responsabilização e imputação de responsabilidade civil.
O encontro também busca fomentar a articulação entre os órgãos de controle e capacitar os participantes para compreender melhor as implicações das sanções, promovendo uma atuação equilibrada e respeitosa em relação aos direitos individuais e contribuindo, assim, para uma correção de rumos nas práticas de controle e supervisão.
As inscrições estão abertas — clique aqui para participar do primeiro dia (22/10) e aqui para se inscrever no segundo dia (23/10).
Os interessados em participar das oficinas devem se inscrever em cada uma das temáticas desejadas. As vagas são limitadas.
• Oficina 1 – 8h: Prática de mediação de conflitos para agentes públicos
• Oficina 2 – 14h: Boas práticas na condução de oitivas
• Oficina 3 – 14h: Matriz de responsabilização de PAR
• Oficina 4 – 8h: Imputação de responsabilidade civil de forma solidária e individualizada em processo de tomada de contas especial